10 rótulos de um vinho versátil por até 60, 80 e 110 reais!
Este conteúdo faz parte de uma série:
A uva Merlot é uma das mais famosas no mundo inteiro e a casta mais plantada na França.
Por isso ela faz sucesso em diferentes regiões e solos, especialmente no clima frio.
Isso proporciona aos amantes do vinho uma grande variedade de rótulos, nacionais e importados, a preços bem variados.
Então se você ainda não sabe qual vai ser o próximo integrante da sua adega, confira nossa lista com os melhores vinhos Merlot até R$110 e seja feliz!
Clique aqui e confira também os melhores vinhos Cabernet Sauvignon até R$100 a garrafa.
Bora pra lista!
A uva Merlot teve sua qualidade registrada na história há bastante tempo, lá por volta de 1784, na França.
A origem da casta é incerta, mas o registro aponta que a Merlot tem como base a cidade de Bordeaux, mais conhecida como a capital dos vinhos franceses.
Hoje ela é a casta tinta mais plantada na França, mas disputa espaço, qualidade e fama com a Cabernet Sauvignon, também originária de Bordeaux.
Ainda assim, a Merlot pode ser considerada a número um em versatilidade!
Ela é famosa pelos vinhos varietais, mas também muito utilizada nos vinhos de corte.
Uma das qualidades que faz da casta Merlot tão famosa é a versatilidade. Ela produz rótulos muito diferentes conforme as técnicas e região de cultivo.
Um grande exemplo disso é que os vinhos Merlot variam entre encorpados e fáceis de beber. Apesar disso, algumas características são comuns a todos os Merlot:
A cor base é vermelha, mas alguns tons de laranja se sobressaem na borda. A casta ainda pode ser utilizada para a produção de vinhos brancos e rosé.
Os vinhos jovens ficam entre vermelho semi-opaco e até rubi profundo. Já os mais antigos costumam perder o brilho e a pigmentação e podem chegar ao tom de granada.
Se caracteriza pela presença de frutas vermelhas e negras, chocolate e especiarias. Em climas mais quentes, intensifica as frutas negras e o toque de chocolate.
Em geral, o vinho Merlot é seco, de corpo médio a encorpado, com acidez moderada, álcool médio a alto e taninos suaves a médios.
Os vinhos Merlot não precisam necessariamente de uma harmonização. Cumprem bem o papel sozinhos!
Mas para completar as refeições, em geral os Merlot combinam bem com carne mal passada, massas com molho vermelho e queijos médios a duros.
Mais especificamente, os Merlot mais frutados e fáceis de beber combinam com carnes brancas e escuras como frango, peru e porco, massa, pizzas e hambúrgueres.
Já os Merlot mais encorpados e com maior teor de álcool harmonizam melhor com receitas mais calóricas e de sabor intenso, como carne bovina, de cordeiro, de caça e massas com molho vermelho.
Pra quem procura boas opções a um preço mais acessível.
Características: paladar frutado e equilibrado, final médio.
Origem: Somontano, Espanha
Variedade das uvas: Merlot
Temperatura ideal para beber: 16ºC
A Bodega Pirineos é uma ainda jovem e inovadora vinícola.
Segue a tradição qualidade dos vinhos espanhóis, mas ainda proporciona novos sabores graças ao solo da região, ainda novo jovem na produção.
O Bodega Pirineos Merlot Barrel Aged é certificado com D.O. (denominação de origem), o que significa que é produzido somente com uvas cultivadas na região.
Ele apresenta aromas de cereja, framboesa e toque de baunilha. Em boca é robusto, frutado e equilibrado.
Harmoniza com tábuas de queijos e pizza de cogumelos.
Características: paladar equilibrado, final maduro.
Origem: Vale do Uco (Mendoza), Argentina
Variedade das uvas: Merlot
Temperatura ideal para beber: 16ºC
O Altosur Reserve Merlot é produzido pela vinícola Finca Sophenia, localizada no Vale do Uco, uma das subregiões mais privilegiadas de Mendoza.
Toda a linha de varietais da vinícola tem esse nome, Altosur, pois são produzidos com uvas plantadas a 1200m de altura sobre o nível do mar.
O rótulo apresenta um bom equilíbrio e elegância. Possui aroma de frutas vermelhas e negras, notas de cassis e toque de especiarias.
Em boca possui médio corpo, com taninos redondos e doces e final maduro. Harmoniza com carnes vermelhas grelhadas, churrasco, massas e queijos maduros.
Pra quem procura boa qualidade e preço intermediário.
Características: paladar leve, final agradável
Origem: Califórnia, Estados Unidos
Temperatura ideal para beber: 15ºC
O Califórnia Merlot é um demi-sec produzido pela Redwood Creek , uma jovem vinícola que transmite em seus rótulos o estilo de vida californiano.
A vinícola ainda se propõem a produzir vinhos versáteis e fáceis de degustar. Este rótulo é um belo exemplo!
Possui aromas de ameixa, cereja negra, caramelo e baunilha. Em boca é leve, frutado, com sutil dulçor e acidez agradável.
Harmoniza com variadas combinações, entre elas carne de panela, espaguete à bolonhesa e queijos semiduros.
Características: paladar equilibrado.
Origem: Vale do Maipo, Chile
Temperatura ideal para beber: 18ºC
Atualmente a vinícola Tarapacá é a líder chilena no segmento de vinhos finos.
O Gran Tarapacá Reserva Merlot 2013 repousou parcialmente em barricas de carvalho francês e americano por seis meses.
Isso faz com o que rótulo seja equilibrado e elegante, com aroma de frutas silvestres e sabor delicado e harmônico de frutas frescas com notas sutis de baunilha.
Combina com carne vermelha e queijos de média cura.
Características: paladar equilibrado, final agradável.
Origem: Maremma Toscana, Itália
Temperatura ideal para beber: 15ºC
Um rótulo de renome! É pontuado com 90 James Suckling, 15,5 Vinum Magazine e medalha de prata no concurso Mundus Vini.
E não é para menos. O La Mora Merlot é um tinto seco com Denominação de Origem Controlada, da especialíssima região Maremma, no sudoeste da Toscana.
Ele é produzido pela vinícola Cecchi, bastante famosa pela excelente qualidade dos rótulos e que atendem os mais variados bolsos.
Possui aroma de frutas vermelhas e negras e folhas secas. Em boca é equilibrado, frutado, com taninos macios e acidez agradável.
Harmoniza com refeições mais pesadas e com carne vermelha, como churrasco e escondidinho de carne-seca.
Características: paladar estruturado.
Origem: Campanha Meridional, RS
Temperatura ideal para beber: 15ºC
O grupo Miolo, que iniciou informalmente em 1897, é um dos maiores vitivinicultores do Brasil e o maior exportador do país.
O Miolo Reserva Merlot foi o primeiro a ser engarrafado pelo grupo Miolo, lá em 1990! De lá para cá o rótulo continua fazendo sucesso.
Assim como os outros vinhos Reserva do grupo, o Miolo Reserva Merlot tem produção monovarietal e limitada, com rótulos restritos dignos do nome.
Este tinto seco tem passagem por barricas de carvalho, aroma de frutas vermelhas, cassis e leve amadeirado. Em boca é frutado, médio corpo e com acidez agradável.
Combina com comidas menos salgadas, como rodízio de massas, pizzas clássicas, canelone de carne com queijo e queijos maturados de massa semidura.
Pra quem procura vinhos premium.
Características: paladar leve e frutado.
Origem: Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha), RS
Temperatura ideal para beber: 9ºC
A Casa Valduga é uma das mais renomadas vinícolas do Brasil. Existe desde 1875 e está localizada no Vale dos Vinhedos, a antiga Vila Leopoldina.
Daí vem o nome deste rótulo, que é uma homenagem à Merlot, a principal uva tinta cultivada no Vale dos Vinhedos.
Casa Valduga Terroir Leopoldina Merlot 2018 é um rosé seco, com aroma de frutas vermelhas e floral. Em boca é leve e frutado, com boa acidez.
Harmoniza com receitas mais leves, como ostras frescas, saladas, culinária japonesa, fettuccine com frutos do mar, peixe grelhado e risoto de camarão.
Características: paladar equilibrado, final persistente.
Origem: Vale de Colchagua, Chile
Temperatura ideal para beber: 17ºC
Produzido pela vinícola familiar Bisquertt, o La Joya 2016 foi elogiado pelo International Wine Challenge em 2017.
O rótulo possui aroma de frutas negras maduras, toques de especiarias, baunilha e tostados. Em boca segue o sabor frutas, com corpo médio final persistente.
Harmoniza com receitas à base de carne vermelha e branca, com batatas rústicas, massas com molho vermelho encorpado ou queijos de média maturação.
Características: paladar encorpado.
Origem: Languedoque-Rossilhão, França
Temperatura ideal para beber: 16ºC
Produzido pela vinícola francesa Boisset, do grupo La Famille des Grands Vins, este vinho tinto tem uma excelente qualidade a preço justo!
Ele leva o nome da vinícola de origem, a Morin Père Et Fils, fundada em 1822 e que juntou ao grupo Boisset La Famille des Grands Vins em meados de 1987.
O Morin Père Et Fils Merlot, possui um aroma delicado composto por pimenta verde e toques de frutas vermelhas. Em boca é encorpado, frutado e intenso.
Harmoniza com churrascos, massas, frango assado e queijos suaves.
Características: paladar intenso, final prolongado.
Origem: Vale do Rio das Antas (Serra Gaúcha), RS
Temperatura ideal para beber: 15ºC
A Salton é uma das vinícolas mais populares do Brasil. Está presente no mercado há mais de 100 anos!
Dentre os diversos rótulos premiados está o Salton Desejo Merlot 2015. Ele recebeu o conceito excelente pela revista brasileira Bon Vivant e bronze pela Decanter, de Londres.
Outras safras do vinho também são bastante premiadas, como as de 2016, 2017 e 2018, todas com classificação ouro no Concours Mondial de Bruxelles.
O Desejo Merlot 2015 apresenta aroma de frutas vermelhas, tosta, especiarias e cacau. Em boca é de médio a encorpado, com boa acidez e final agradável.
Harmonize receitas mais pesadas, como picanha assada, lombo ao forno com especiarias, miolo de alcatra com molho de parmesão e queijos duros.
Economize na hora de abastecer a sua adega ou bar! Compare preços de vinhos, espumantes e outras bebidas no buscador de produtos vendidos online da Zaply.