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Atraso na Entrega: saiba o que fazer

Comprou um produto na internet e ainda não chegou? Este guia vai te ajudar!

Bruno Ely
Por Bruno Ely
Atualizado em 29-01-2020

Todo mundo que compra pela internet já passou por esta situação:

Você faz a compra online, o site do vendedor dá uma data de entrega, e o produto não chega na data informada.

O que fazer?

Posso cancelar o pedido?
Tenho direito a ressarcimento?
Coloco na justiça?

Vamos te ajudar com um passo a passo do que você pode fazer pra lidar com essa situação!

#1. Consultar o status do seu pedido no site da transportadora

A maioria das transportadoras que atende os grandes sites de e-commerce no Brasil possuem um site que permite Rastrear o Pedido.

Muitas vezes com informações mais detalhadas que o site do vendedor do produto.

Como proceder:

Assim você tem a informação mais atualizada possível do andamento de sua entrega.

#2. Posso cancelar a compra quando a entrega está atrasada?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer compra feita pela internet com entrega em casa você pode cancelar o pedido antes do produto chegar ou em até 7 dias depois de entregue, e ter ressarcimento integral.

Isso mesmo.

Ressarcimento integral. Inclusive do valor do frete.

Como proceder para cancelar?

Basta entrar em contato com a Central de Atendimento do site vendedor, informando seu pedido de cancelamento, também chamado desistência de compra.

#3. Quando o pedido é cancelado pelo vendedor

Uma situação que costuma ser comum em épocas de grandes descontos como Black Friday, é o vendedor aceitar a compra no site e dias depois enviar uma notificação de cancelamento de compra por email.

Nesse caso, se você recebeu a confirmação do seu pedido (normalmente por email), a loja não pode voltar atrás e cancelar a sua compra.

Afinal, seria uma grande injustiça com o consumidor, uma vez que muitas compras ocorrem por promoções diferenciadas, que não estão disponíveis em outro momento.

A interpretação do Código de Defesa do Consumidor, pra estes casos, é clara.

De acordo com o artigo 35 do CDC, é possível exigir o cumprimento da obrigação de entrega do produto pelo vendedor, aceitar outro produto equivalente ou rescindir o contrato sem prejuízo de perdas e danos.

Há inclusive casos já ganhos na justiça a favor de consumidores, que abriram processos judiciais para garantir seus direitos quando produto não entregue pelo vendedor.

O que fazer nestes casos.


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