Fazer supermercado pela internet pode ser uma excelente forma de economizar tempo e ganhar comodidade ao receber as compras na porta de casa. Para quem quer experimentar pela primeira vez, as principais dúvidas são sempre as mesmas:

Como funciona essa entrega? Dá pra programar? É caro? E se eu não estiver em casa na hora que a entrega chegar? Vale a pena?

Pra te ajudar a responder essas perguntas, fomos a campo pra trazer todas informações sobre como funciona o serviço de delivery de supermercados que vendem pela internet.

Aí vai!

Tipos de serviço de delivery

Atualmente no Brasil existem duas modalidades de serviço de delivery para quem quer comprar produtos de supermercado pela internet e receber em casa:

Delivery via própria rede de supermercado

A mais comum é a entrega que é organizada pela própria rede de supermercados. Casos mais comuns dessa modalidade são Mambo, Pão de Açúcar, Dia, Carrefour.

O pedido é feito pelo site do supermercado, e no próprio site já se programa a entrega.

Neste formato é a própria equipe do supermercado que separa os produtos, coloca em embalagens apropriadas, e assegura que as compras cheguem em perfeito estado na porta de sua casa.

A vantagem deste tipo de serviço está na garantia da qualidade do serviço de ponta a ponta.

Qualquer problema que ocorrer com sua entrega, independente se foi na hora de fazer o pedido no site, ou durante a entrega, basta falar diretamente com a Central de Atendimento do site (a maioria deles tem um número 0800).

Se for necessário fazer uma devolução de produto, o processo também é mais fácil uma vez que é todo gerenciado pela empresa.

Delivery via aplicativos de entrega

Um segundo formato que está ganhando adeptos a cada dia são aplicativos de delivery!

São negócios que se focam em prestar o serviço de entrega para clientes que queiram comprar em lojas que não possuem a própria logística de entrega e que podem comprar e entregar, dentre vários produtos, produtos de supermercado!

Duas soluções de Delivery via aplicativos de entrega: Supermercado Now e Rappi.

O maior case de sucesso dessa modalidade no Brasil é o Supermercado Now, que hoje atende algumas redes de São Paulo como D'Avó, Quitanda, Hirota, e Emporium São Paulo.

Você faz o pedido pelo aplicativo ou pelo site do próprio Supermercado Now, que possui cadastrado os produtos de cada supermercado, e um entregador terceirizado realiza a coleta dos produtos na loja e os entrega em sua casa.

Um case que também atua neste formato de delivery é o Rappi, especializado em entregas expressas em menos de 1 hora! O Rappi já está presente em mais de 10 cidades no Brasil.

Como fazer o pedido

O primeiro passo é você escolher o supermercado em que você vai fazer seu pedido! Hoje já são diversas opções de supermercado online pra você escolher.

Dica: um dos jeitos mais fáceis pra escolher um supermercado online é procurar o produto desejado na Zaply!

zaply.com.br

A Zaply é um Buscador de Produtos e Comparador de Preços que permite comparar diversos sites de Supermercado Online.

Depois de escolhido o supermercado online desejado, é inserir o CEP de sua residência na consulta de CEP do site, para verificar se o serviço delivery daquela rede de supermercados entrega na sua região.

O agendamento da entrega ocorre sempre ao fechar o pedido. Os supermercados disponibilizam janelas de horários e datas para que você possa escolher a melhor opção dentro de sua agenda.

Fique ligado! Há supermercados que já atuam com entrega no mesmo dia.

Na grande maioria dos sites a programação de entregas ocorre para o dia seguinte ou até dois dias após seu pedido, dependendo da janela de horário que você escolher.

Procedimentos de entrega do delivery

Uma dúvida também frequente ao fazer um pedido de supermercado online é em relação a recepção da entrega: afinal, dá pra deixar na portaria ou outra pessoa receber?

A melhor orientação é que você ou alguém em sua casa possa receber as compras no horário que foi agendado.

Isso porque como qualquer compra online, é sempre interessante conferir o produto entregue no ato de entrega. Caso ocorra alguma divergência com seu pedido, você pode não receber as mercadorias informando que está divergente do seu pedido feito no site e solicitar a troca, ou até o reembolso, caso necessário.

Este ponto é ainda mais importante se você comprar produtos perecíveis, resfriados ou congelados, como frutas, verduras, carnes, iogurtes, e sorvetes. Estes produtos podem estragar com facilidade caso não sejam mantidos refrigerados logo após serem entregues.

Devolução e troca

Além de produtos que possam ocasionalmente ser substituidos por engano durante a separação de seu pedido, em algumas exceções pode ocorrer a quebra de embalagens durante o transporte até sua casa.

Como proceder nestes casos em que o pedido não chega 100% como você queria?

Primeiro de tudo, produtos com embalagem danificada ou que você não concorde com a qualidade que foi selecionada e fornecida, podem ser devolvidos sem custo!

Conforme prevê o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem até 7 (sete) dias corridos a partir da data de recebimento do produto para desistir dos pedidos efetuados em qualquer site de supermercado online, recebendo 100% de devolução de seu dinheiro!

Para desistir da sua compra, as mercadorias deverão ser devolvidas em sua embalagem original, que não pode ter sido violada e que deve estar sem qualquer tipo de dano ou indício de uso e acompanhadas de sua respectiva nota fiscal.

Caso você tenha alguma necessidade de devolução, troca ou desistência de compra, o melhor caminho é entrar em contato com a Central de Atendimento da rede de supermercado que você fez a compra online, para verificar o procedimento para que você receba o reembolso dos itens devolvidos de seu pedido.

Como funciona o agendamento de entrega?

Uma das grandes vantagens do supermercado online é você poder escolher o horário em que a entrega vai ocorrer. Isso traz uma comodidade imensa! Você pode sair do trabalho, ir à academia, passear com o cachorro, e só no final do dia receber as compras num horário conveniente quando já estiver em casa!

Pra garantir o seu horário, os supermercados online trabalham com janelas de entrega. Mas como funciona?

Você define um período de algumas horas para que o supermercado possa cumprir com o horário designado. Desta forma o supermercado consegue programar sua entrega junto com outras entregas naquele turno, fazer a rota, e mesmo com trânsito ou algum imprevisto, chegar em sua casa dentro do horário combinado.

Cuidados importantes pra você não ter surpresas na entrega de seu pedido:

  • Cada rede de supermercado possui uma grade diferente de janelas de entrega. Nem sempre um horário disponível em uma rede é o mesmo das demais que entregam na sua região.

  • Alguns sites oferecem um serviço de entrega expressa, com entrega em até 2 horas do seu pedido! É uma alternativa muito útil se você quer comprar perecíveis e alimentos frescos como carnes, peixes, frios e iogurtes, pois garante que os alimentos serão de fato frescos, recém saídos do ambiente refrigerado do supermercado! (A propósito, os refrigerados são também transportados em embalagens especiais, acondicionadas para manter o produto na temperatura correta... essa é uma exigência da Vigilância Sanitária para os estabelecimentos que entregam produtos frescos e refrigerados!)

  • Atenção na hora de escolher em qual supermercado online você faz seu pedido. Em alguns sites só é possível programar entregas para o dia seguinte.

E se eu não estiver em casa na hora da entrega?

Você foi no site, preencheu seu pedido, escolheu a janela de entrega, mas na hora agendada surgiu aquele imprevisto e você não estava em casa! E agora?

De acordo com a política de entrega da maioria dos supermercados online, caso não seja possível realizar a entrega na primeira tentativa, é realizada pelo menos mais uma tentativa em horário posterior, sem custo adicional ao cliente.

*Atenção que pode haver diferenças entre um supermercado e outro!

Caso você perceba que não conseguirá estar no local e horário agendados em seu pedido para recebê-lo, o melhor caminho é ligar para a Central de Atendimento da rede de supermercado pra marcar uma nova data e horário para sua entrega.

Lembre que você também poderá consultar o status de seu pedido diretamente no site do supermercado online, pra saber como anda a sua entrega!

E o custo da entrega?

Fazer supermercado online realmente pode ser uma maravilha do ponto de vista da comodidade, mas será que o custo da entrega compensa?

Para te ajudar nessa pergunta, fizemos um mapa com o custo da entrega nos maiores supermercados online do Brasil.

Olhando para os diferentes valores cobrados pelo serviço de entrega das maiores redes do país, o resumo da obra é o seguinte:
  • Alguns sites tem a política de isenção de custo de entrega a partir de um valor total de compras! É um belo incentivo pra você se programar e fazer a compra do mês toda de uma única vez, podendo receber tudo em casa sem pagar nada a mais por isso!

  • A concorrência entre os supermercados online está crescendo a cada dia! Vira e mexe os sites colocam no ar ofertas de "frete grátis na primeira compra" pra quem quer experientar!

  • O custo de entrega varia de acordo com o CEP do seu endereço! Às vezes entregar no trabalho pode ser mais barato do que entregar em casa se você reside em locais mais distantes dos principais bairros de sua cidade! Na hora de fechar seu pedido, teste mudar o CEP pra outro local que você também pode receber as compras pra conferir se o valor reduz!

  • Na maioria das redes que possuem um serviço de supermercado online, o custo de entrega fica entre R$ 10 e R$ 20 por entrega.

  • Colocando na ponta do lápis, mesmo se você não conseguir uma entrega gratuita, o custo da entrega acaba sendo quase o mesmo comparado ao gasto de combustivel pra ir e voltar do supermercado. Até mais barato se você está indo e voltando de Uber ou transporte público!

Delivery de Supermercado vale a pena?

Separamos os prós e contras de usar o serviço de delivery de supermercados que vendem pela internet versus ir pessoalmente na loja física!

Eis os resultados pra você pesar essa decisão!

PRÓS:

  • Via delivery, não preciso mais carregar sacolas pesadas!
  • Posso comprar a qualquer hora, de qualquer lugar pela internet
  • Consigo aproveitar o tempo gasto toda semana com supermercado pra fazer uma atividade mais produtiva pra mim

CONTRAS:

  • Tem o custo da entrega (que pode ser isento dependendo do caso)
  • Preciso me programar pra receber as compras no horário agendado
No final das contas, valer a pena ou não depende de o que é mais prioridade pra você!

Se você prioriza seu tempo e energia gastos toda semana indo ao supermercado, enfrentando filas, colocando as compras no carro, trânsito, e tudo mais, e gostaria de poder usar este tempo pra fazer algo mais produtivo, então o custo da entrega acaba valendo a pena mesmo quando não for gratuito.

Se você é autônomo ou faz sua própria rotina de trabalho, já fez a conta de quanto vale essa 1 hora por semana que você gasta no supermercado? Imagine essas 4 horas a mais por mês... são 6 dias de trabalho por ano! Quanto valem 6 dias do seu trabalho?

Imagine ainda aproveitar o tempo que sobra ao não precisar ir mais no supermercado, ter a comodidade da entrega em casa e ainda pagar mais barato por suas compras quando comparado ao que você gasta hoje indo na loja!

Pois é exatamente por isso que a gente criou a Zaply!

Um site único que compara todos os supermercados que vendem pela internet de sua cidade, te mostra onde vale mais a pena fazer suas compras e te ajuda a economizar!

Achou legal? Então dá um pulo no nosso Comparador de Preço de Supermercados Online pra experimentar!

Quer saber mais sobre supermercado pela internet?

Então não deixe de conferir estes outros conteúdos pra você ficar por dentro de tudo que está rolando dessa novidade!

Como funciona o supermercado online | O GUIA DEFINITVO

Quanto custa a entrega nos principais supermercados do Brasil

👊