Supermercado pela internet! Talvez você tenha chegado até aqui pesquisando no Google "supermercado online" ou viu uma propaganda de um grande varejista divulgando seu site na Ana Maria Braga na TV! Não importa como, se você quer saber Como Funciona Supermercado Online, estes supermercados que vendem pela internet e entregam via delivery na sua casa, está no lugar certo!

Vamos te explicar tin-tin por tin-tin. Do cabo ao rabo. Todos os detalhes.

Vamos lá!

Sem tempo pra ler?

Vai direto pro Resumo Final!
Como começou o supermercado pela internet
LISTA - Quais supermercados vendem pela internet no Brasil
Como funciona a entrega
QUANTO CUSTA O DELIVERY
Devolução e Direitos do Consumidor
PREÇO. É mais caro no site do que na loja?

Nos últimos meses as maiores redes de supermercado com atuação nacional como Pão-de-Açúcar, Carrefour, Dia, Extra, e muitas outras começaram a vender pela internet produtos que até então só se encontrava em lojas físicas.

O fenômeno "supermercado pela internet" até que enfim desembarcou no Brasil, e já chegou chegando.

A quantidade de produtos disponíveis nos sites tem crescido mês a mês e hoje o consumidor - em algumas cidades - já consegue resolver todas suas compras de supermercado pela internet sem sair de casa!

Como tudo começou

Fazer as compras de supermercado pela internet é um fenômeno mundial, que tem ganhado tração nos últimos anos ao mesmo tempo em diversos países no mundo.

Tudo começou lá em meados de 2003, quando grandes redes de Londres, na Inglaterra, lançaram sites para vender produtos que eram antes encomendados por telefone para entrega em casa.

Por lá a maioria da população não possui carro próprio, e usam metrô e ônibus como meio de transporte no dia-a-dia. Ao mesmo tempo, a cidade tem uma densidade populacional muito intensa: uma população do tamanho de São Paulo em menos de 1/3 do espaço da capital paulista.

O delivery de supermercado era utilizado em Londres mesmo antes de existir a internet, e os primeiros sites de supermercado vieram só para facilitar a vida de quem já fazia pedidos por telefone para receber em casa.

Hoje 1 em cada 4 pessoas na capital da Inglaterra usam serviços de supermercado online para resolver suas compras de supermercado!

Com a rápida adoção do celular na última década, o supermercado pela internet passou a se tornar ainda mais fácil: podia-se encomendar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Não demorou muito para grandes empresas de tecnologia como Amazon e Google começarem a investir no ramo, abrindo serviços de entrega em casa (ambas empresas atendem nos Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia).

Para não ficarem atrás dessa "nova onda", os grandes varejistas do mundo começaram recentemente a investir também em sites e serviços de delivery!

Quais supermercados vendem hoje pela internet no Brasil?

A lista é longa! Hoje são mais de 50 sites de supermercado online que operam serviços de delivery em diferentes cidades do país.

Entre eles:

EM SÃO PAULO

  • Pão de Açúcar
  • Extra
  • Dia
  • Carrefour
  • Sonda
  • Mambo
  • Hirota
  • D'Avó
  • Mercado Fresh
  • Quitanda
  • Violeta
  • Superlist
  • Home Refill
  • Hortifácil
Veja a Review dos Top 10 Supermercados Online de São Paulo!

NO RIO DE JANEIRO

  • Zona Sul
  • Pão de Açúcar
  • ZippClub
  • SuperPrix

EM BELO HORIZONTE

  • Mercaderia
  • VipFácil
  • 2B Supermercado
  • Decisão Entrega

EM PORTO ALEGRE

  • MagoDrive
  • Super em Kasa
  • Gurvam
  • Shoppr
  • Zmart
Veja a Review dos Supermercados Online de Porto Alegre

EM FLORIANÓPOLIS

  • Angeloni
  • Hippo
  • Bistek

Como fazer uma compra através de um supermercado online?

O primeiro passo é buscar as alternativas que atendem em sua região. Já pesquisou no Google os supermercados online de sua cidade?

Um jeito inteligente de descobrir os supermercados que entregam na sua cidade é pesquisar na Zaply - O Comparador de Preços dos Supermercados Online.

Para quem nunca usou um site de supermercado online, estes sites possuem uma estrutura muito parecida com outros sites de comércio online, com produtos dispostos em categorias, que você adiciona num carrinho de compras e ao finalizar seu pedido, insere os dados de pagamento e define a forma de entrega.

Mas há algumas particularidades importantes!

Diferenças do supermercado online

A primeira delas e talvez a que gera mais dúvida pro consumidor, é a questão da entrega!

Afinal, como chegam os produtos na minha casa? Posso definir um horário? E se eu não estiver em casa quando a entrega chegar?

A maioria dos supermercados online possui um serviço de delivery, que realiza a entrega das mercadorias no endereço que você definir (claro, desde que esteja dentro da zona de entrega disponivel).

Por este motivo, pedem a informação do CEP logo na entrada do site. Assim podem verificar se você esta numa área em que realizam entrega.

Após seu pedido ser realizado, os produtos são empacotados em embalagens especiais e são despachados para entrega.

Aqui também existe um ponto de dúvida comum: afinal, quanto tempo leva para eu receber minhas compras?

Cada supermercado online possui uma estrutura de entrega diferente, então é importante verificar com exatidão antes de fechar seu pedido.

Ao efetivar seu agendamento de entrega, você vai encontrar opções de "janelas de entrega", com diversos horários para escolher.

Há inclusive alguns supermercados que atuam com um conceito de entrega expressa, em que os produtos chegam na sua casa poucas horas após o pedido, inclusive atendendo horários mais flexíveis, após as 18:00.

Quanto custa o Delivery?

O preço do serviço de entrega é um ponto importante de ser avaliado antes de decidir qual site fazer seu pedido.

Há diferentes formas de você receber os produtos encomendados pelo site dos supermercados, cada uma com um preço diferente:

  • Via entrega em sua casa, feito pela própria rede de supermercado
  • Via aplicativos de entrega
  • Via pontos de retirada

Saber os detalhes de cada um dos tipos de entrega, e quanto custa a entrega pode ajudar bastante a economizar nas compras de supermercado via internet!

E se o produto chegar danificado?

Assim como ocorre nas lojas de comercio online de eletrônicos, no e-commerce de alimentos também existe a possibilidade de devolução!

Produtos que tenham sido entregues danificados, em embalagem deteriorada, ou que você não concorde com a qualidade, podem ser devolvidos sem custo.

O Código de Defesa do Consumidor prevê inclusive a possibilidade de devolução e dinheiro de volta mesmo que nada tenha ocorrido de errado, no caso de desistência de compra, mesmo se você já recebeu os produtos em casa!

Conheçer seus direitos de consumidor ao comprar em sites de supermercado online é também uma importante forma de garantir uma boa compra. Fique ligado!

Como funciona o pagamento em um supermercado online?

O pagamento de suas compras feitas em sites de supermercados pela internet normalmente é feita através de cartões de crédito.

Há algumas empresas que aceitam ainda cartões de débito, cartões de vale-alimentação como VR e Sodexo e até dinheiro!

Veja esta Lista com as Formas de Pagamento aceitas nos maiores sites de supermercado do Brasil.

Apesar de não ser uma regra, na maior parte dos casos a cobrança é lançada no cartão somente no dia da entrega das mercadorias.

Preço. É mais caro no site do que na loja?

Essa é uma questão importante! Talvez A MAIS IMPORTANTE!

Afinal, comprar pelo site é mais caro do que o preço que se paga na loja do supermercado?

Para a surpresa de muitos, a resposta é: não!

Comprar pela internet em muitos casos é mais barato do que comprar na loja!

A lógica aqui é a mesma do comércio online de eletrônicos: na internet quase sempre é mais barato. E o motivo é simples: concorrência.

Quantos supermercados existem num raio de duas a três quadras de sua casa? Talvez dois ou três, dependendo de onde você mora.

Provávelmente, se você mora numa capital, há entre 5 a 10 sites de supermercado online que entregam em sua casa!


Quer conferir na prática? É fácil!

Acessa o Comparador de Preços de Supermercados Online na Zaply.com.br pra conferir os preços de HOJE do produto que você quiser nos diversos supermercados online de sua cidade (o serviço do site já está disponível em 15 cidades no Brasil)!
buscador-zaply

Acesso para site: zaply.com.br

Aí é só comparar com o preço que você encontra no mercado do seu bairro!

Chegamos a encontrar para alguns produtos um preço até 50% mais barato!

E você? Encontrou um preço mais barato em algum supermercado online que entrega em sua cidade? Não viu ainda? Então acessa lá!

Resumo

  • Fazer supermercado pela internet já é realidade em diversas cidades do Brasil. Os "supermercados online" são sites especializados onde você faz a compra pelo site e recebe os produtos em casa.

  • Os maiores varejistas do Brasil como Carrefour, Dia, Pão de Açúcar, Extra e vários outros já possuem sites para fazer o pedido pela internet!

  • Comprar pela internet tem algumas diferenças da compra pela loja física. Há inclusive Leis que protegem o consumidor e que permitem a devolução do pedido, sem custo pro consumidor em caso de desistência.

  • Existe um Comparador de Preços de Supermercados que vendem pela internet, que dá pra encontrar os melhores preços comparando os diversos sites num mesmo lugar!

Veja também

Agora que você já sabe tudo sobre o Como Funciona Supermercado Online, veja também os conteúdos abaixo para saber ainda mais sobre essa novidade!

Quanto custa a entrega - CARREFOUR vs. PÃO DE AÇÚCAR vs. DIA e mais!

Delivery de supermercado - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

👊