Se você acredita que cerveja é tudo igual, está precisando beber mais e ler um pouco sobre a história da bebida mais popular do mundo. Vem que nós te ajudamos!

Cervejas Pale Ale e IPA

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Estudos apontam indícios do consumo de cerveja ainda no antigo Egito!

Com milhares de anos de história, consumida ao redor do mundo inteiro e feita de diversas matérias primas, é natural que hoje existam inúmeros tipos de cervejas, que aqui chamaremos de famílias.

Não, não estamos falando de marcas, mas sim de estilos diferentes. Hoje vamos dar atenção a uma família de cervejas em especial.  Ela, embora não seja tão lembrada, já foi a mais popular do mundo!

Família ALE

Este tipo de cerveja foi a preferida do mundo por séculos, só perdeu seu posto após a invenção das cervejas tipo Lager, que a propósito, são as mais comuns hoje em dia.  

As ALE se diferenciam graças ao seu processo de fermentação mais alto e com temperaturas superiores aos 15ºC.

Esse processo é capaz de realçar os diversos sabores dos conteúdos da cerveja, além de destacar o lúpulo e as frutas.

Uma marca registrada deste tipo de cerveja é o seu sabor, que pode variar do doce ao amargo e sua cor pode ir da tradicional “loira” até a “ruiva”.

Por ter sido a queridinha por séculos, há uma grande variedade de cervejas ALE, mas hoje vamos aprofundar nos dois tipos mais comuns da boa e velha ALE (A propósito, pronuncia-se “EIOW”).

1. Pale Ale

Cervejas Pale Ale I Fotografia: Matan Segev

A cerveja Pale ALE surgiu durante a segunda guerra mundial e sua intenção era combater as Pilsen, que já estavam virando a preferência do povo, e dominar o paladar de todo o mundo.

Embora sua cor ainda seja escura, puxando mais para o vermelho que para o amarelo, ela recebeu o nome de Pale (que em inglês significa pálido/claro/sem cor) pois entre as cervejas da família ALE, ela possui uma cor mais clara.

Entre as mais comuns nós temos as American Pale Ale, English Pale, Belgian Pale Ale, até Australian Pale Ale, que utilizam lúpulo e/ou levedura do país que carrega no nome e processos de fabricação ligeiramente diferentes.

Cervejas Pale Ale recomendadas

Cerveja Bohemia 838 Pale Ale : Com produção nacional e estilo English Pale Ale, esta cerveja tem uma coloração amarelo dourado. É aromática, levemente cítrica. Term um amargor suave, mas que persiste na boca gole após gole.

Cerveja Ginger Pale Ale: Baseada no estilo Pale Ale, esta cerveja de produção nacional é leve, altamente refrescante e aromática.

Cerveja American Pale Ale San Diego Barco Brewers: Produzida no estilo American Pale Ale, tem amargor moderado e de rápida finalização. O aroma e sabor com intensas notas cítricas proporciona muita refrescância.

2. IPA

Cervejas IPA

Entre as Pale ALE, uma merece uma atenção especial: a IPA.

Muita gente bebe e não sabe, mas seu nome vem da abreviação de Indian Pale ALE.

Esse estilo de cerveja foi criado na Inglaterra. Então, na época, a melhor saída para a bebida resistir às viagens até a Índia foi produzir a cerveja com uma alta concentração de lúpulo.

Todo esse lúpulo extra é o responsável por tornar a bebida bastante amarga!

São conhecidas por serem fáceis de beber, por sua cor acobreada e por não encantar apenas o paladar, mas também o olfato.  Elas normalmente são bastante aromatizadas.

Da mesma forma que a Pale Ale ganhou com o tempo uma extensa lista de subcategorias, a cerveja IPA também fez escola e ganhou versões por todo o mundo:

  • American IPA
  • English IPA
  • Imperial IPA
  • Session IPA
  • Belgian IPA
  • Black IPA
  • Red IPA
  • White IPA

O que difere uma IPA da outra costuma ser o teor alcoólico, a origem do lúpulo e/ou levedura, a receita e a forma como elas são feitas.

Por exemplo, a Belgian IPA foi criada por americanos, mas usa parte do processo de fabricação da cerveja utilizado pelos belgas, assim como a levedura que também vem da Bélgica.

Mas diferente das cervejas tradicionais de seu país, ela costuma ter um sabor mais amargo, um aroma mais forte e pode utilizar até mesmo lúpulo americano.

Cervejas IPA recomendadas

Cerveja East India Pale Ale: É produzida no Estados Unidos no estilo English Indian Pale Ale. Esta cerveja tem coloração âmbar, amargor moderado e aroma levemente cítrico e herbal.

Cerveja Kostritzer Pale Ale: Importada da Alemanha e produzida no estilo India Pale Ale, é feita a partir de diferentes técnicas alemãs.  Tem coloração âmbar,  paladar moderadamente amargo e alcoolico.

Cerveja Forévis Session IPA: Tem produção nacional no estilo session IPA. A coloração é dourada e o amargor moderado. É bastante aromática e tem um teor alcoólico reduzido para ser mais fácil de beber.

Cervejas artesanais

Todas as cervejas da família ALE costumam ser ótimas companhias para quem faz questão de desfrutar o sabor da cerveja!

Também servem de combustível para colocar a conversa em dia em uma roda de amigos num barzinho. Chama os amigos e amigas e se joga!


. . .


No futuro podemos falar das muitas outras cervejas ALE e até mesmo de outras famílias, tais como a Lager, Porter, Stout etc.

Para que isso aconteça, escreva para redacao@zaply.com.br e diga sobre o que mais você gostaria de ler! Nós ficamos muito felizes com o feedback dos nossos leitores.

Leia também:

As melhores cervejas importadas para comprar no Brasil

As melhores cervejas premium para comprar online

As cervejas mais baratas para comprar online


Não sabe onde encontrar as bebidas acima com os melhores preços e ainda por cima comprar tudo sem precisar sair de casa? Está na hora de conhecer melhor a Zaply, o buscador e comparador de preços que vai mudar para sempre a sua forma de fazer compras. Acesse agora mesmo https://zaply.com.br e experimente!