Comprou um produto na internet e ainda não chegou? Este guia vai te ajudar!

Todo mundo que compra pela internet já passou por esta situação:

Você faz a compra online, o site do vendedor dá uma data de entrega, e o produto não chega na data informada.

O que fazer?

Posso cancelar o pedido?
Tenho direito a ressarcimento?
Coloco na justiça?

Vamos te ajudar com um passo a passo do que você pode fazer pra lidar com essa situação!

#1. Consultar o status do seu pedido no site da transportadora

A maioria das transportadoras que atende os grandes sites de e-commerce no Brasil possuem um site que permite Rastrear o Pedido.

Muitas vezes com informações mais detalhadas que o site do vendedor do produto.

Como proceder:

  • acesse o site do vendedor (Americanas, Submarino...onde você fez a compra), e anote o código de rastreio do pedido e o nome da transportadora

  • busque no google o site da transportadora pelo nome da transportadora + "rastreio pedido"

  • coloque o código de rastreio no campo indicado e consulte o status do pedido no site da transportadora

Assim você tem a informação mais atualizada possível do andamento de sua entrega.

#2. Posso cancelar a compra quando a entrega está atrasada?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer compra feita pela internet com entrega em casa você pode cancelar o pedido antes do produto chegar ou em até 7 dias depois de entregue, e ter ressarcimento integral.

Isso mesmo.

Ressarcimento integral. Inclusive do valor do frete.

Como proceder para cancelar?

Basta entrar em contato com a Central de Atendimento do site vendedor, informando seu pedido de cancelamento, também chamado desistência de compra.

#3. Quando o pedido é cancelado pelo vendedor

Uma situação que costuma ser comum em épocas de grandes descontos como Black Friday, é o vendedor aceitar a compra no site e dias depois enviar uma notificação de cancelamento de compra por email.

Nesse caso, se você recebeu a confirmação do seu pedido (normalmente por email), a loja não pode voltar atrás e cancelar a sua compra.

Afinal, seria uma grande injustiça com o consumidor, uma vez que muitas compras ocorrem por promoções diferenciadas, que não estão disponíveis em outro momento.

A interpretação do Código de Defesa do Consumidor, pra estes casos, é clara.

De acordo com o artigo 35 do CDC, é possível exigir o cumprimento da obrigação de entrega do produto pelo vendedor, aceitar outro produto equivalente ou rescindir o contrato sem prejuízo de perdas e danos.

Há inclusive casos já ganhos na justiça a favor de consumidores, que abriram processos judiciais para garantir seus direitos quando produto não entregue pelo vendedor.

O que fazer nestes casos.

  • a primeira atitude sempre é entrar em contato com a loja vendedora para solicitar o cumprimento da entrega do produto vendido (preferencialmente via um canal formal, se por ligação anote o número do protocolo de atendimento)

  • caso a empresa negue esta possibilidade, vale a pena abrir uma reclamação no Reclame Aqui. Muitas empresas tem um tratamento diferenciado para casos reportados neste canal, uma vez que muitos consumidores acompanham a reputação da loja através deste site.

  • caso não tenha sucesso, procure orientação junto ao PROCON de sua cidade. (aqui um link para você encontrar o PROCON colocando seu Estado e Cidade)


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